Sugestões de Natal para investidores
Troquemos as meias por algo mais rentável...
Dezembro acabou de começar e é conhecido por ser uma época em que muitas pessoas trocam lembranças, presentes e afins.
Se for o teu caso e se procuras algo diferente para oferecer este ano, tenho umas quantas sugestões para ti.
Em vez daqueles presentes que, muitas vezes, acabam reciclados e oferecidos a outros ou que ficam esquecidos no fundo de um armário, porque não oferecer algo que se torne uma mais valia para quem vai receber?
Estou a falar dos activos habituais neste Diário Cinzento - Acções, ETF’s e Criptomoedas!
Se leres até ao fim, podes encontrar outras sugestões mais convencionais mas igualmente valiosas para o/a amigo/a ou familiar que decidires presentear.
Oferecer Criptomoedas
Comecemos pelo mais simples: oferecer Criptomoedas.
A coisa é tão simples como comprar e transferir para a carteira de alguém.
Se a pessoa a quem vamos oferecer ainda não tiver uma digital wallet, podes colocar em prática aquilo de que falámos aqui ou aqui e ensinas-lhe como se cria uma.
Relembro que, para investidores de longo prazo, as Criptomoedas não devem ser mantidas em corretoras. O motivo foi explicado no artigo de introdução às digital wallets.
Se isto parece aborrecido para um presente, depende apenas de ti torná-lo mais interessante.
Já sabemos que um dos aspectos mais importantes das digital wallets são as seed phrases, por isso, podes aproveitar e colocá-la num simples envelope de Natal ou gravá-la numa placa de metal ou de ouro.
Se não quiseres ir para estes extremos do envelope aborrecido ou da extravagante gravação em metal, podes usar a tua criatividade para encontrar outras formas de oferecer as criptomoedas.
O mais importante numa prenda destas, não é tanto o valor oferecido, mas sim dar a conhecer conceitos importantes como finanças descentralizadas ou o hábito de investir para o longo prazo.
Oferecer Acções ou ETF’s
Infelizmente, à data da publicação deste artigo, apenas a Trade Republic tem um processo simples e fácil para oferecer Acções e ETF’s:
https://traderepublic.com/en-be/gift#how-it-works
A funcionalidade, lançada no final de 2024, continua disponível e é bastante fácil de usar. Basta digitalizar o QR code presente nessa página, abrir a app e seguir as indicações.
Actualmente, esta é a forma mais fácil disponível no mercado, para oferecer Acções ou ETF’s.
O “inconveniente” é que, a pessoa a quem queremos oferecer, terá de ter conta da Trade Republic para poder receber a nossa oferta.
As restantes corretoras ainda não têm um processo dedicado, o que torna a ideia de oferecer Acções ou ETF’s mais difícil.
Algumas informações e links úteis:
Trading 212 e Degiro - apenas permitem a transferência de activos entre contas detidas pelo mesmo titular.
A IBKR permite transferência internas entre titulares diferentes, mas o processo tem limitações e é burocrático. Mais informações aqui.
NOTA 1: a oferta ou transferência de Acções ou ETF’s é válida apenas para unidades inteiras. Acções ou ETF’s fraccionados não podem ser oferecidos ou transferidos.
NOTA 2: no caso de transferências entre corretoras, podem haver custos associados. Convém consultar todas as condições antes de iniciar o processo.
NOTA 3: nem o Diário Cinzento nem o seu autor têm qualquer apoio ou incentivo das corretoras mencionadas. A independência do Diário Cinzento é garantida pelos seus Apoiantes.
Oferecer uma Subscrição do Diário Cinzento
E, se optasses por algo mais simples e que contribui para a educação e divulgação de informação sobre estes activos?
Também tenho uma sugestão: oferecer uma Subscrição do Diário Cinzento 😉
Podes escolher entre oferecer uma Subscrição Mensal ou Anual e colocar uma mensagem personalizada.
Estarás a oferecer:
Acesso aos artigos completos (passados e futuros);
Possibilidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas;
Outros conteúdos exclusivos;
Ao ofereceres uma Subscrição estás a contribuir para a independência do Diário Cinzento e evitas que este espaço fique poluído com publicidade. 👌
Oferecer livros
Se preferes algo mais convencional, ao mesmo tempo que contribuis para a literacia financeira de algum/a amigo/a ou familiar, também tenho algumas sugestões.
Estes livros são aqueles que considero o “mínimo obrigatório” na biblioteca de quem quer melhorar a sua situação financeira.
“Hábitos Atómicos” de James Clear
Qualquer mudança ou melhoria que queiramos fazer nas nossas vidas, começa pelos nossos hábitos. Está mais do que estudado e provado. E, neste livro, podes aprender a fazer pequenas mudanças, com grandes repercussões.
Este não é, de todo, um livro sobre economia, finanças ou investimentos. Mas, se aprenderes (e aplicares) o que está neste livro, vais ver que o resto se torna mais fácil.
Se queremos investir, temos de saber poupar. Se queremos poupar, temos de saber gerir melhor os nossos rendimentos. A forma mais fácil de fazer isso? Com pequenos hábitos. Dito, parece fácil, não é? Eu sei que não é bem assim. Felizmente, existe este livro, onde podemos aprender técnicas simples e que funcionam no dia a dia - seja na vertente financeira ou outra que queiramos melhorar ou desenvolver.
“Os hábitos são os juros compostos do aperfeiçoamento pessoal.”
- James Clear
“A Psicologia do Dinheiro” de Morgan Housel
O nome do livro diz tudo. Este não é um livro sobre investimentos, mas sobre aquilo que está na base: a psicologia, o dinheiro e a relação entre estes dois.
Enquanto não compreendermos as nossas emoções e motivações, as decisões financeiras que tomarmos, poderão ser um tiro pela culatra.
Se reconheces que a psciologia e o dinheiro são duas componentes essenciais, de qualquer área/sector, então este é um livro para estar na tua biblioteca. Para leres e releres sempre que precisares.
“Um génio que perde o controlo das suas emoções pode ser um desastre financeiro.”
- Morgan Housel
“O Almanaque de Naval Ravikant”
Este livro não foi escrito pelo próprio Naval Ravikant, mas sim por um admirador do seu trabalho, que recolheu uma série de tweets e entrevistas do empresário e as compilou neste livro - uma espécie de best of.
Naval Ravikant distingue-se dos seus pares, pela sua abordagem holística e filosófica à vida, tecnologia e investimentos, provando que falar destes temas, não é apenas para especialistas da área financeira.
Uma particularidade deste livro, é a forma como nos são apresentadas as ideias de Naval - pequenas mensagens, concisas e directas. Como se estivéssemos a ler posts de uma rede social ou fórum online.
Quem esteja mais habituado a redes sociais, não se vai aborrecer com este livro. E, tal como as duas sugestões anteriores, este livro também dá bases muito úteis e importantes para ajudar uma pessoa a decidir o que fazer com o seu dinheiro.
“O desejo é um contrato que faz consigo mesmo para ser infeliz até conseguir o que quer.”
- Naval Ravikant
“O Homem Mais Rico da Babilónia” de George S. Clason
Este é o livro mais pequeno e mais útil, para quem já não está habituado a ler livros.
Recorrendo à simples história de um homem, nos tempos da Babilónia, o autor fala-nos de princípios básicos de como ganhar, poupar e multiplicar dinheiro.
É um guia intemporal, com pouco mais de 100 páginas, acessível a qualquer pessoa e recomendável para quem está a dar os primeiros passos na organização das suas finanças pessoais ou para quem quer começar a criar hábitos sólidos de poupança e investimentos.
“A aprendizagem era de dois tipos: uma consistia nas coisas que aprendíamos e sabíamos, e a outra era a formação que nos ensinava a descobrir o que não sabíamos.”
- George S. Clason
Este artigo foi um pouco diferente do habitual, mas espero que ajude a tornar os teus presentes de Natal mais úteis.
Se gostaste, partilha-o 🙂


