Porquê ETF's?
Porque é que isto te haveria de parecer mais interessante do que Acções? Porque, actualmente, é das ferramentas de investimentos, mais simples que existem no mercado.
Vamos supor que já leste este artigo sobre o porquê de investir em Acções e que também já sabes os diferentes tipos de Acções que existem. E, tudo isto te pareceu demasiada informação ou muito complexo.
Mas, esperamos nós, ainda não desististe!
Se é esse o caso, este artigo é para ti. Vamos falar de ETF's.
A sigla significa, Exchange Traded Funds. Traduzindo para português: é um fundo cotado em bolsa.
Porque é que isto te haveria de parecer mais interessante do que Acções? Porque, actualmente, é das ferramentas de investimentos, mais simples que existem no mercado.
Imagina que um ETF, é como uma salada ou uma poke bowl pré-feita. Ou seja, em vez de estares a matar a cabeça sobre quais os melhores ingredientes (Acções) para combinar, houve alguém (mais entendido e experiente) que já os escolheu e combinou numa caixinha pronta a levar e consumir.
Imaginemos que, por algum motivo, não queres ter nada a ver com Acções. Digamos que és uma pessoa de gostos refinados e gostas mais de metais preciosos, como o Ouro ou a Prata. Também há ETF's para isso!
As empresas que gerem estes fundos, geralmente (é preciso confirmar sempre primeiro), têm reservas destes metais. Ao comprares um ETF de Ouro, por exemplo, significa que tens direito (na devida proporção), à valorização/desvalorização do metal precioso.
Ou, imaginemos que és um/a aficcionado/a do Café! Acreditas que "café é vida" e que, por isso, não só é um bom investimento para o teu corpo, como para a tua carteira. Mais uma vez, um ETF de Café, pode ser um bom investimento para ti.
E, a lista poderia continuar. Mas, vamos resumir, dizendo que os ETF's são ferramentas particularmente interessantes para quem está a começar (e não só), porque:
retira a complexidade de analisar várias empresas - um ETF é composto por várias, cuidadosamente escolhidas;
cumpre um dos mandamentos do investidor - a diversificação! Se, por acaso, alguma dessas empresas tiver problemas, há outras no ETF, que ajudam a compensar;
permite-nos começar com pouco dinheiro - mais um motivo pelo qual é interessante para quem ainda não tem muita experiência ou confiança nesta área;
tem custos baixos - já sabemos que não existem almoços grátis, certo? Mas também não há motivos para pagar as taxas dos bancos ou fundos tradicionais. A grande maioria dos ETF's, tem taxas inferiores a 0,5% por ano.
não requer manutenção - os ETF's são geridos por fundos de investimento bastante mais experientes do que nós. Portanto, embora possamos ir acompanhando a sua evolução, depois de os comprarmos, a única coisa que é necessária da nossa parte é: paciência!
é um investimento líquido - os principais ETF's têm uma elevada liquidez (estamos a falar na casa dos milhões ou biliões), o que significa que a qualquer momento, é possível ETF's. Claro que, há sempre o risco dele ter desvalorizado entretanto. Por isso é que, na área de investimentos, se fala tanto da paciência e de ter horizontes de longo prazo.
Em breve, falaremos mais em detalhe dos diferentes tipos de ETF's e de outros pormenores importantes a considerar, para quem está a pensar usar esta ferramenta de investimento.
NOTA: este é um website de conteúdo informativo. Nem este website nem o seu autor disponibilizam qualquer tipo de recomendação financeira ou de investimento. Investir implica riscos e cada pessoa é responsável pelas suas decisões.