Os 10 mandamentos do investidor iniciante
Já vimos alguns dos motivos pelos quais é importante investir.
Mas, para quem está a começar, a coisa pode ser um pouco intimidante, quando se pensa na quantidade de informação para assimilar.
Para ajudar, achei que poderia ajudar estabelecer 10 regras - os 10 mandamentos do/a investidor/a iniciante.
Ter um Fundo de Emergência. Já falámos dele aqui. Antes de pensar em investir, a prioridade deve ser estabelecer um Fundo de Emergência.
Ter um plano ou uma estratégia. Entre as primeiras perguntas a responder, nunca deverá estar "qual o activo a comprar", mas sim, porque estamos a investir?
Saber respeitar o Tempo. A impaciência é uma das principais inimigas de qualquer investidor/a. Já o Tempo, é dos melhores aliados que podemos ter ao nosso lado - não só pela experiência que nos oferece, mas também, por favorecer a maravilha dos juros compostos.
Saber distinguir o preço do valor. Quem está a começar, tem tendência para olhar para os activos mais baratos. Não é isso que faz deles bons investimentos. Saber distinguir o preço de um activo e o seu real valor, pode fazer toda a diferença.
Diversificação - aquela que nos pode trazer segurança e paz de espírito. Em bom português, "não colocar os ovos todos no mesmo cesto".
Ter cuidado com os rebanhos! Notícias, influencers ou amigos, todos a falarem da acção X ou da cripto Y. Quando toda a gente estiver excitado com um activo específico, é hora de activar os alertas e proceder com muito cuidado. O oposto também é válido: quando toda a gente estiver em pânico, costuma ser boa altura para entrar em acção.
Gestão emocional. O medo e a ganância, são visitas frequentes na casa de qualquer investidor/a. A disciplina mental e o desapego dos activos, são os melhores antídotos.
Informação. Antes de investirmos, devemos estar a par das características e particularidades do(s) activo(s) que escolhermos.
O dinheiro dos outros não é o nosso! Há pessoas que pedem dinheiro emprestado ou recorrem a alavancagem para investirem. Estas opções, costumam ser os principais pontos de arrependimento de muitos/as investidores/as.
9.1 - uma alínea extra - não investir mais do que aquilo que estamos dispostos a perder - pode parecer uma abordagem meio negativa, mas garante maior paz de espírito.
Aprendizagem constante. Tal como os mercados não páram, assim deverá ser com o a nossa aprendizagem.
Alguns destes pontos vão merecer um desenvolvimento maior em próximos artigos. Enquanto isso, é bom manter estes pontos em mente, ao longo de todo o percurso na área de investimentos.