As narrativas da Bitcoin
A narrativa em torno da Bitcoin, é aquilo que lhe tem dado mais força, mas não só...
Este é o primeiro artigo dedicado a um activo em específico, por isso, acho importante começar por uma breve introdução sobre a importância das narrativas.
Quando se fala de investir, seja lá qual for o activo, entre as primeiras reacções das pessoas, estão os cálculos. Qual a relação entre o retorno e o risco. O que dizem os dados económicos. O que revelam os dados técnicos. E por aí fora.
Apesar deste raciocínio não estar errado, falta-lhe uma componente essencial: a psicológica. Os movimentos dos preços, não são mais do que o reflexo do comportamento humano. E, o comportamento humano, é altamente condicionado pelo contexto, pela narrativa corrente.
A narrativa, é o contexto que ajuda a dar sentido aos dados que vemos nos relatórios, nos gráficos, nas notícias.
Enquanto que os dados nos mostram o que está a acontecer, as narrativas, ajudam-nos a perceber os motivos e, por vezes, até a decidir o que fazer a seguir.
Apliquemos então esta introdução, à Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida - porque, goste-se ou não, a narrativa em torno da Bitcoin, é aquilo que lhe tem dado mais força. Mas, há muito mais além de uma história.